SÚMULA OFICIAL

21/09/2021 - Situação: Publicado

SÚMULA OFICIAL DA CBSS

Click na imagem para abrir o arquivo.

ANEXO IV - MODELOS PARA RELATÓRIOS

OBSERVAÇÕES GERAIS:

1. Faça sempre um relatório fiel e claro das ocorrências.

2. Seja o relator de fato e não o julgador. O Julgamento é de competência total do Tribunal de Justiça Desportiva ou do Superior Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol 7 Society.

3. Evite expressões como “agrediu” ou “tentou agredir”.

4. Da mesma forma não utilizar frases como “palavras de baixo calão”; “gestos ofensivos”; “ofensas morais”. Relate as frases proferidas textualmente ou gestos feitos.

5. O seu Relatório é um documento muito importante. Um relatório mal feito não deixa o julgador realizar bem o seu trabalho, pense nisto.

6. Faça com que a advertência dada dentro do campo de jogo transforme-se em punição.

EXEMPLOS:

JOGO BRUSCO GRAVE

1. Expulso o Sr......., nº......., da equipe......., por ter atingido o adversário de nº......., , Sr..........., com........(citar como e onde atingiu) por ocasião de uma disputa de bola, não o atingindo por mera casualidade. Informo ainda que o atingido........(necessitou/ não necessitou de atendimento médico) e ........,(continuou /não continuou na partida).

2. Expulso o Sr...., nº..., registro nº........, da equipe........, por ter atingido dolosamente o adversário de nº..., Sr......., com.......(citar como  e onde atingiu), por ocasião de uma disputa de bola. Informo ainda que o atingido.......(necessitou/ não necessitou de atendimento médico) e......,(continuou /não continuou na partida).

3. Expulso o Sr...., nº..., registro nº........, da equipe........, por ter, na disputa de bola, usado de força maior que a necessária e atingido seu adversário de nº........, Sr........, com......(citar como  e onde atingiu). Informo ainda que o atingido.....(necessitou/ não necessitou de atendimento médico) e........,(continuou /não continuou na partida).

4. Expulso o Sr...., nº..., registro nº........, da equipe........, por ter, na disputa de bola, sido imprudente, e atingido seu adversário de nº........, Sr........, com......(citar como  e onde atingiu). Informo ainda que o atingido.....(necessitou/ não necessitou de atendimento médico) e........,(continuou /não continuou na partida.

Obs: As situações acima se dão por participação de jogadores. Não existe outra condição e a bola, necessariamente, tem que estar em jogo.POR RECEBER 2ª ADVERTÊNCIA

  1. Expulso o Sr...., nº..., registro nº........, da equipe........, por ter, depois de advertido com cartão amarelo, reincidido em..... (citar a falta)

Obs: Este relato presta-se unicamente quando as duas advertências deram-se pela mesma infração.

POR CONDUTA VIOLENTA

1. Expulso o Sr...., nº..., registro nº........, da equipe........, por ter, atingido com......( soco, pontapé, etc...) o adversário de nº....., Sr........, no....... (citar local atingido), quando a bola se encontrava...... (local onde estava a bola). Informo ainda que o jogador atingido..... ( necessitou /não necessitou de atendimento médico) e .......(continuou / não continuou na partida).

Obs: Este relato não se presta para situações de disputa direta da bola.

2. Expulso o Sr...., nº..., registro nº........, da equipe........, por me atingir.....( Nome do árbitro), com......( soco, pontapé, cabeçada, etc...), no....... (citar local atingido), quando ..... ( marcação de falta, advertência, etc...) contra sua equipe . Esclareço que o .......(soco, pontapé, cabeçada, etc..) causou-me.......(citar se houve ferimento, hemorragia, luxação, etc...). O fato foi constatado pelo.....(médico, massagista, hospital). Seguem anexos os seguintes documentos:..... (B.O, exames, etc...).

3. Expulso o Sr...., nº..., registro nº........, da equipe........, por haver quando ..... ( Marcação de falta, advertência, etc..., contra sua equipe), investido contra mim....( ou outro membro da equipe, Sr..... ) com a clara intenção de atingir-me, só não conseguindo devido a intervenção de.......(nº, ,nome da pessoa e RG, companheiros, adversários etc..).

4. Expulso o Sr...., nº..., registro nº........, da equipe........, por ter atingido com ...(soco, pontapé, etc..) o adversário de nº ......., Sr.......no ........(citar local atingido) quando a bola se encontrava.......(local onde estava a bola). Imediatamente o jogador atingido revidou com....(soco, pontapé, etc...), no.....( citar local atingido). Ato continuo, expulsei-o  também.

5. Expulsos por haverem se atingido mutuamente com...(socos, pontapés, etc...) o Sr....., nº..., registro º...., da equipe..... e o Sr. ....., nº..., registro º...., da equipe...... Informo ainda que não presenciei o início da ocorrência, entretanto fui alertado por....(outro componente da equipe de Oficiais), Sr........, queo iniciador foi o Sr....... nº..., registro º...., da equipe.......

Obs: Cuspir em um adversário ou em qualquer pessoa também é conduta violenta e deverá se expulso, infração Técnica.

POR LINGUAGEM OFENSIVA, GROSSEIRA, OBSCENA

1. Expulsos por troca de ofensas. Após a marcação de.....(citar a falta) contra sua equipe o jogador Sr...., nº..., registro nº........, da equipe........, ofendeu seu adversário o Sr........, nº......., registro nº......., com as seguintes palavras:........(citar as palavras). Imediatamente o jogador ofendido revidou com as seguintes palavras....(citar as palavras).

2. Expulso o Sr........, nº......., registro nº.......,da equipe.... por ter me ofendido (ou qualquer componente da equipe da equipe de arbitragem) com as palavras: ...... (citar as palavras) quando da........( marcação de falta, advertência, etc, etc...contra sua equipe).

3. Expulso o Sr........, nº......., registro nº.......,da equipe.... por ter me ofendido (advertência, médico, massagista, treinador, etc.) o Sr...... com as seguintes palavras:...... após....... (descrever o momento em que os fatos ocorreram).

4. Expulso o Sr........, nº......., registro nº.......,da equipe.... por ter se dirigido aos.......(adversários, torcedores, etc.) e , acintosamente,..... (narrar o gesto).

OBS: Para todas as situações, complementar o relato informando se o expulso recusou-se a sair imediatamente, se na seqüência ofendeu alguém, se partiu para cima de alguém, se necessitou interferência de terceiros para sair e se recusou-se sair pela zona de substituição.

OBS GERAL: Todo relatório deverá ser feito e escrito por um dos oficiais de arbitragem, porém os 03 deverão assinar e concordar com o relato, se houver discordância entre os relatos cada oficial deverá fazer o seu relatório.

Todo relatório deverá ser entregue pessoalmente,por e-mail ou WhatsApp com assinatura digital.