MARCAÇÃO DO CAMPO DE JOGO
REGRA 01
CAMPO DE JOGO
01 - Dimensões:
O campo de jogo deve ser de grama sintética ou natural, tendo sua forma retangular, não podendo seu comprimento exceder a 55 m nem ser inferior a 45 m e a sua largura máxima de 35 m e a mínima 25 m. Devendo o comprimento ser sempre superior à largura.
02 - Marcação do Campo:
O campo de jogo deve ser marcado por linhas de cor branca e bem visíveis, com 10 cm de largura, as quais devem acompanhar o nível do campo.
As linhas que o limitam de maior comprimento são chamadas linhas laterais e as de menor comprimento linhas de fundo.
Na metade do campo será traçada uma linha transversal, de lado a lado, chamada linha central.
O centro do campo será marcado por um ponto bem visível, exatamente na metade da linha central, com 10 cm de raio.
Paralelas e eqüidistantes em 5 m da linha central devem ser traçadas duas linhas de 5 metros, uma em cada metade do campo, de forma que, se for traçada uma linha perpendicular na metade desta linha, coincidirá com o centro do campo e serão chamadas Linhas de Saída e Shoot Out.
03 – Rede Superior:
É opcional, porém recomendável no campo de jogo, a colocação de Rede de Proteção Superior, feita de material apropriado, com pequenas aberturas de modo a não permitir a passagem da bola, com altura mínima de 10 metros.
04 - Área de Meta e Marca de Pênalti:
De cada extremidade do campo devem ser traçadas duas linhas perpendiculares à linha de fundo, a uma distância de 5 m de cada poste de meta.
Estas linhas avançarão 8 metros pelo campo adentro e serão unidas, em suas extremidades, por uma linha transversal paralela à linha de fundo e com 15 metros de comprimento.
A marca de pênalti será definida por um ponto bem visível, com 10 cm de raio, na metade da linha frontal da área de meta, e a distância de 8m da linha de fundo.
05 - Metas:
As METAS devem ser colocadas no centro de cada linha de fundo, sendo formadas por dois postes verticais distantes 5 metros entre si medidos por dentro e ligados por uma barra horizontal cuja face interior ficará à altura de 2,20 cm do solo.
O diâmetro dos postes e da barra transversal deve ser de 10 cm e pintados na cor branca.
Por trás das metas devem ser colocadas obrigatoriamente redes presas nos postes, na barra transversal e no solo, devendo estar convenientemente sustentadas e colocadas de modo a dar bastante espaço ao goleiro.
As redes devem ser confeccionadas com material adequado e que não ofereçam perigo aos praticantes, tendo pequenas aberturas que não permitam a passagem da bola.
06 - Zona de Substituição:
Localizada em frente à mesa do árbitro representante, junto à linha lateral, no meio do campo e demarcada por duas linhas paralelas de 50 cm, tendo de 5m a 10m de distância entre elas, divididas em partes iguais.
07 - Banco de Reservas e Mesa do Representante/Delegado:
O campo de jogo deve ter bancos com no mínimo, 10 metros em cada lado do campo, destinados aos atletas reservas e componentes da comissão técnica, e uma mesa com duas cadeiras para as funções de árbitro representante e delegado de jogo.
Os bancos de reservas devem estar a uma distância superior a 5 metros da mesa do árbitro representante.
08 - Área de Atuação do Técnico:
Localizada em frente aos bancos de reservas, deve estar a uma distância mínima de 01 metro da linha lateral, prolongando-se de um lado até a linha de saída, e a 05 metros da mesa do árbitro representante e do outro lado até o limite possível do campo, sempre paralela à linha lateral, demarcada por linhas seccionadas.
09 - Recomendações:
1- Para a realização de partidas na categoria principal, nacionais, internacionais e televisadas, recomenda-se utilizar campos com dimensões mínimas de 30 metros de largura e 50 metros de comprimento.